Voltar para a Edição

COMPUTADORES E INTERNET NA EDUCAÇÃO, USAR OU NÃO USAR? EIS A QUESTÃO

Clarissa Trojack Lopes
Everton Ávila

Resumo

Este artigo apresenta duas visões contrárias ao uso dos computadores e internet por crianças e adolescentes. A visão negativa dos tecnófobos e a visão positiva dos tecnófilos. São discorridas as duas visões, apoiadas em teóricos conceituados e o objetivo do artigo é que o leitor reflita sobre ambas e tire suas próprias conclusões. Afinal: Tecnologias na Educação, usar ou não usar? Eis a questão.

Palavras-chave

TecnófobosComputadores e InternetInformática na Educação

Referências

BAUDRILLARD, Jean. A transparência do Mal. Campinas: Papirus, 1992.
BORBA, Marcelo de C., PENTEADO, Miriam G. Informática e educação Matemática. Belo Horizonte:Autêntica, 2001
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999.
CLAUDIO, Dalcídio; CUNHA, Márcia L. As novas tecnologias na formação de professores de Matemática. In: CURY, Helena N. (org.) Formação de Professores de Matemática: uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 167-190.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Matemática e sociedade ou sociedade e matemática? A difícil questão da primazia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais... Recife: SBEM, 2004. Conferência de Abertura.
ECO, Umberto. From Internet to Gutemberg. Disponível em: <http://www.italynet.com/columbia/internet.htm>Acesso em: 27 mai 1996 .
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
PENTEADO, Miriam G; SCOTT, Patrick. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Matemática: desafios e perspectivas. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2003, Blumenau. Anais... Blumenau: FURB, 2003. 1CD-ROM.
PRADO, Ricardo. Estamos todos conectados: O filósofo francês (Pierre Lévy) diz que a internet vai nos permitir construir uma inteligência coletiva. Disponível em: <http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/164_ago03/html/falamestre>Acesso em: 15 mai 2004.
SETZER Valdemar. Computadores na Educação. Disponível em: <www.ime.usp.br/~vwsetzer> Acesso em: 02 dez 2008.
SFEZ, Lucian. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.
TROJACK, Clarissa L. Modelagem Matemática e Novas Tecnologias: uma alternativa para a mudança de concepções em Matemática, 2005. Dissertação: Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Métricas do Artigo
Visualizações: 0
Downloads: 0
Citações: 0
Como citar este artigo

Lopes, Clarissa Trojack et al.. Computadores e internet na educação, usar ou não usar? Eis a questão. Revista Ciência & Conhecimento, vol. 8, 2014, p. 51-63.

Datas
Recebido em:
18/12/2013
Revisado em:
15/12/2013
Publicado em:
25/05/2014