Voltar para a Edição

ALGUMAS IMPLICAÇÕES DOS IDEAIS DOS PROFESSORES NO TRABALHO COM ALUNOS POSSUIDORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

Élide Avila Kessler
Sabrina Eliz Inacio

Resumo

Levando em consideração a possibilidade de articulação entre a psicanálise e a prática escolar, temos por objetivo compreender o discurso sobre os ideais dos professores com relação aos alunos em uma Escola de Educação Especial. O trabalho de psicologia escolar, em particular na escola de educação especial, se depara, sem cessar, com a demanda dos professores sobre como lidar com os alunos e, principalmente, com alunos com necessidades de cuidados especiais. O trabalho buscou entender através das entrevistas o discurso dos professores, o que idealizam para seus alunos e se está próximo do que acontece no seu fazer diário. Foi possível encontrar elementos como: os ideais ficam a nível das ideias, sem serem colocados em prática, sem que eles tenham clareza dessa distância entre o que pensam e o que realmente conseguem realizar com o aluno, existindo uma falta de reconhecimento do que eles idealizam e o que o aluno parece buscar deles. Reforça uma posição de que o que eles almejam está distante do que o aluno pretende. De posse desses dados, aproveitar essas compreensões para implementação no trabalho dos professores junto aos alunos na instituição escola.

Palavras-chave

ProfessorIdeaisEducação especial

Referências

CALLIGARIS, Contardo. Crônicas do Individualismo Cotidiano. São Paulo: Editora Ática, 1996.
CHEMAMA, Roland (org.). Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio: O Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
KESSLER, Carlos Henrique. O professor precisa ser um agitador cultural. Revista da Appoa Psicanálise e Educação Uma Transmissão Possível, Porto Alegre, v. 16, n.16, p. 61, 1999.
KESSLER, Élide A.. Tempos adolescentes: vida e discurso. Dissertação de Mestrado em Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2005. P.28
KESTER, Carrara (org.). Introdução a Psicologia da Educação. São Paulo, Avercamp, 2004.
KUPFER, Maria Cristina. Freud e a Educação. O Mestre do Impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
MARASCHIN, Freitas & Carvalho Org. Psicologia e Educação . Multiversos Sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2003.
UNIVERSITÁRIO Leonardo da Vinci. Caderno Específico de Ed. Especial.
Métricas do Artigo
Visualizações: 0
Downloads: 0
Citações: 0
Como citar este artigo

Kessler, Élide Avila et al.. Algumas implicações dos ideais dos professores no trabalho com alunos possuidores de necessidades especiais: Uma perspectiva psicanalítica. Revista Ciência & Conhecimento, vol. 8, 2014, p. 120-131.

Datas
Recebido em:
01/12/2013
Revisado em:
17/02/2014
Publicado em:
27/04/2014