Levando em consideração a possibilidade de articulação entre a psicanálise e a prática escolar, temos por objetivo compreender o discurso sobre os ideais dos professores com relação aos alunos em uma Escola de Educação Especial. O trabalho de psicologia escolar, em particular na escola de educação especial, se depara, sem cessar, com a demanda dos professores sobre como lidar com os alunos e, principalmente, com alunos com necessidades de cuidados especiais. O trabalho buscou entender através das entrevistas o discurso dos professores, o que idealizam para seus alunos e se está próximo do que acontece no seu fazer diário. Foi possível encontrar elementos como: os ideais ficam a nível das ideias, sem serem colocados em prática, sem que eles tenham clareza dessa distância entre o que pensam e o que realmente conseguem realizar com o aluno, existindo uma falta de reconhecimento do que eles idealizam e o que o aluno parece buscar deles. Reforça uma posição de que o que eles almejam está distante do que o aluno pretende. De posse desses dados, aproveitar essas compreensões para implementação no trabalho dos professores junto aos alunos na instituição escola.
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Kessler, Élide Avila et al.. Algumas implicações dos ideais dos professores no trabalho com alunos possuidores de necessidades especiais: Uma perspectiva psicanalítica. Revista Ciência & Conhecimento, vol. 8, 2014, p. 120-131.