Voltar para a Edição

O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA HISTORIOGRAFIA

Rudimar Serpa de Abreu

Resumo

Este artigo pretende discutir o ensino de história sob o ponto de vista das concepções atualmente produzidas pela a historiografia: positivismo, marxismo e annales. E, proporcionar a reflexão sobre os problemas envolvendo o ato de ensinar e aprender em História, para que os educadores possam perceber e desvelar em suas práticas quais concepções aparecem nos planejamentos de aula e consequentemente na metodologia escolhida.

Palavras-chave

HistóriaEnsino de históriaHistoriografia

Referências

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação. 2 ed. rev. e atual.. São Paulo : Moderna . 1996.
CHAUÍ, Marilena et alli. Primeira filosofia: lições introdutórias. 3. ed. São Paulo : Brasilense, 1985.
CORSETTI, Berenice. Considerações sobre a teoria da história. Revista História. Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas. v. 1, n. 3. 2001.
EDUCAÇÃO EM FOCO: revista de educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. v.6, n.1, mar./ago., 2001 semestral.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 4. ed. São Paulo : Editora Ática, 1995.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo : Spicione, 2004.
Métricas do Artigo
Visualizações: 0
Downloads: 0
Citações: 0
Como citar este artigo

Abreu, Rudimar Serpa de. O ensino de história e sua historiografia. Revista Ciência & Conhecimento, vol. 8, 2014, p. 132-137.

Datas
Recebido em:
12/03/2014
Revisado em:
17/04/2014
Publicado em:
27/04/2014