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SITUAÇÃO DA INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA EM ESCOLARES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Douglas Vasconcelos Barbosa

Resumo

Procuramos demonstrar, por meio de dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do ano de 2015, uma pesquisa trienal e foi publicada em 2016, como a Intimidação Sistemática (bullying) tem afligido a educação brasileira. Destarte, dentro dessa conjuntura estatística hodierna, notamos que o país deve incomodar-se mais para com o fenômeno que está assolando as escolas e, mais precisamente, os discentes do 9º ano do ensino fundamental, objeto do nosso estudo, preocupando-se efetivamente em inserir novos paradigmas para coibir essa prática pelos escolares em recintos educacionais. Nesse sentido, e trazendo para o foco deste artigo, a escola também tem um papel fundamental para além do ensinamento, na maioria das vezes, ter um olhar clínico sob seus alunos e alunas no sentido de visualizar o bullying tão arrazoado nos últimos tempos, mas que não deixa de ser abordado pelos pesquisadores dos diversos ramos, sobretudo, da educação, da saúde e do direito.

Palavras-chave

BullyingViolência EscolarPnSE 2015

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Como citar este artigo

Barbosa, Douglas Vasconcelos. Situação da intimidação sistemática em escolares do 9º ano do ensino fundamental. Revista Ciência & Conhecimento, vol. 12, 2018, p. 4-14.

Datas
Recebido em:
01/12/2017
Revisado em:
01/02/2018
Publicado em:
01/05/2018