Referências
AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 223-240, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
CALLEGARI, C. Escolas e pais não estão preparados para inclusão. Último Segundo- Educação. 2010
CARDOSO, V. D.; BASTILHA, R. R. Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola: reflexões acerca da Educação Física Adaptada. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, n. 146, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd146/inclusao-de-alunos-com-necessidades-especiais.htm Acesso em: 10.10.2017.
CHALITA, G. Educação a solução está no afeto. Ed. Gente 1ª edição. São Paulo, 2004.
CIDADE, R.E., FREITAS, P.S. Educação Física e Inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ano 14, p. 26-30. Edição especial, 2002.
D’AVILA, S.A. A utilização da pedagogia visual no ensino de alunos surdos: uma análise do processo de formação de conceitos científicos. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisa Em Educação Especial. Londrina, novembro – 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 9. Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,1998.
GARCIA, L.B.; ROMAN, E.; NASCIMENTO, L. V.; AVOLETA, M.; et al. Reflexões sobre o processo de inclusão escolar na perspectiva da família. Temas sobre Desenvolvimento, v.15, n.87-88, p. 21-25, 2006.
GAYA, A. Ciências do movimento humano: Introdução a metodologia da pesquisa. Artmed. 2008.
GÓES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Editora Autores Associados. 1996.
GLAT, R. Adaptações curriculares no contexto da educação inclusiva. Anais Congresso INES: 150 anos do cenário da educação brasileira. Divisão de estudos e pesquisas. Rio de Janeiro, 2007.
GLAT, R.; MAGALHÃES, E. F. C. B.; DE CARNEIRO, R. Capacitação de professores: primeiro passo para uma educação inclusiva. In: MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A.; TANAKA, E. D. O.; MORI, N. N. R. et al. (Org.), Perspectivas multidisciplinares em educação especial (p. 373 - 378) Londrina: Ed. UEL.1998.
GORGATTI, M. G.; GORGATTI, T. O esporte para pessoas com necessidades especiais. In M. G. GORGATTI; R. F. DA COSTA (Orgs.), Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais. Barueri: Manole, 2005.
LACERDA, C.B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno CEDES, v. 26, n. 69, 2006.
LOPES, A. W. A.; VALDÉS, M. T. M. Formação de professores de Educação Física que atuam com alunos com necessidades educacionais (deficiência auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 9. 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer? 1ª. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
MAUERBERG-DeCASTRO, E. Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto: Tecmed, 2005.
PEDROSA, V.S., BELTRAME, A.L.N., BOATO, E.M., SAMPAIO, T.M.V. A experiência dos professores de Educação Física no processo de inclusão escolar do estudante surdo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 21, n. 2, p. 106-115, 2013.
QUADROS, R. M; SCHMIDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
QUADROS, R. M. A educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Informativo Técnico – científico INES. Rio de Janeiro, 2008.
RIMMER, J.H.; RILEY, B.; WANG, E.; RAUWORTH, A. et al. Physical activity participation among persons with disabilities: Barriers and facilitators. American Journal of Preventive Medicine. v. 26, n. 5, p. 419-25, 2004.
RODRIGUES, D. As promessas e as realidades da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física. In: Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006.
SILVA, M. P. M. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. 2ª. ed. São Paulo- SP: Plexus, 2001.
SILVA, R. H. R.; SOUSA, S. B.; VIDAL, M. H. C. Educação Física e inclusão: limites e possibilidades de uma prática concreta. Revista Especial de Educação Física, edição digital n. 2, 2005.
TESINI, S. F.; MANZINI, E. J. Perspectivas de professores que trabalham com deficientes mentais sobre a proposta de inclusão na rede oficial de ensino. In: MANZINI, E.J. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica (p. 85-96) Marília: UNESP. 1999.