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A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O PROFESSOR EM CONTEXTO

Juliana Pereira Uchôa
Lucas Portilho Nicoletti
Vinícius Denardin Cardoso

Resumo

O processo de Inclusão de alunos com deficiência é um processo amplo e árduo. Exige uma série de transformações do ambiente escolar, a fim de possibilitar o pleno desenvolvimento de seus alunos. Este estudo tem o objetivo analisar a percepção do professor de Educação Física sobre a inclusão do aluno com deficiência auditiva em suas aulas. Trata-se de um estudo descritivo e abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada com 06 professores de Educação Física da rede estadual de ensino do Estado de Roraima, que possuíam alunos com deficiência auditiva em suas classes. Os resultados encontrados revelam que 100% dos professores consideram-se despreparados para atuar com alunos com deficiência auditiva, apesar da grande maioria (83%) possuírem conhecimento em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e ainda, 100% da amostra destaca a falta de interesse dos profissionais que trabalham na escola (professores e administrativo) em qualificar-se e a falta de estrutura da escola (estrutura física e de profissionais auxiliares), como empecilhos para a Inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola.

Palavras-chave

InclusãoInfânciaProfessores

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Como citar este artigo

Uchôa, Juliana Pereira et al.. A inclusão do aluno com deficiência auditiva nas aulas de educação física: o professor em contexto. Revista Ciência & Conhecimento, vol. 12, 2018, p. 15-24.

Datas
Recebido em:
01/02/2018
Revisado em:
01/03/2018
Publicado em:
01/05/2018